Madeiras - Uso Sustentável

Uso Sustentável na Construção Civil
Construindo cidades e protegendo florestas
 

Manter em pé a floresta amazônica é essencial não só para que a atividade empresarial do setor madeireiro seja sustentável em longo e médio prazos, mas também para assegurar padrões mínimos de qualidade de vida para os brasileiros. Se eliminarmos a floresta, substituindo-a por pasto, plantações ou área urbana, enfrentaremos, cada vez mais, os problemas causados pelas mudanças climáticas, como inundações, falta de água e poluição do ar, entre outros.

A atividade madeireira ilegal e predatória, assim como as queimadas e o desmatamento ilegal, tem provocado a destruição da Amazônia. Em menos de 50 anos, quase 20% da cobertura florestal da região já desapareceu.

Para os empresários do setor madeireiro e das indústrias compradoras de madeira, como a construção civil, a floresta é importante fonte de matéria-prima. Portanto, conservar a Amazônia é condição fundamental para a continuidade do negócio em longo prazo.

Por isso, proteger a floresta é proteger o seu negócio. A aquisição de madeira certificada FSC e de fontes controladas é fundamental: reduz o risco de quem compra e contribui
para a conservação das florestas. O setor da construção civil, o maior consumidor de madeira tropical do país, precisa se conscientizar de que não somente a qualidade e os custos da madeira são importantes, mas também a origem. É preciso adotar políticas de compras responsáveis, restringindo a aquisição de madeira de desmatamento e de
fontes ilegais ou desconhecidas.

Para que essa mudança de comportamento das empresas e dos consumidores seja incentivada, é necessário adicionar um ingrediente fundamental: informação. Por esta razão, consideramos estratégico o trabalho pioneiro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Em parceria com o SindusCon-SP e com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, o IPT compilou uma série de dados úteis para os compradores de madeira no setor da construção civil.

Em tempos de drásticas alterações no clima do planeta, é dever do setor produtivo procurar matérias-primas certificadas que valorizem as florestas e, consequentemente,
contribuam para a redução de gases do efeito estufa. Este manual é uma importante ferramenta no apoio ao uso sustentável das florestas brasileiras.

Boa Leitura.
Denise Hamú
Secretária-geral | WWF-Brasil

 

Conheça mais sobre Uso Sustentável na Construção Civil clicando aqui!

Sobre a loja

A Risso Madeiras há 27 anos no mercado, situada na Av. Otávio Braga de Mesquita nº 2492, agora com uma loja maior e modernas instalações, estacionamento frontal para os seus clientes, oferece uma variedade de produtos para construção e reforma de sua residência.

Pague com
  • Pagar.me
Selos

Comercial de Madeiras Risso Ltda - CNPJ: 54.793.963/0001-19 © Todos os direitos reservados. 2018

image